Alfabetização e consciência fonológica:
como trabalhá-las?
A
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende o trabalho com a
consciência fonológica. Veja como aliá-lo às práticas sociais de leitura
e escrita.
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VÍDEOS
Consciência fonológica -Eliana Machado
O vídeo da Eliana Machado, professora da FaE / UEMG é muito valioso para quem deseja entender na prática o que é CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e como trabalha-lá na sala de aula. Dicas e exercícios excelentes e ensinados de forma agradável, dinâmica e didática.
Propostas
de atividades sugeridas no vídeo:
Mia Gato
Objetivo:
Discriminar os sons
Venda os
olhos de uma criança e canta com a turma a seguinte música:
SENHOR CAPITÃO,
PRESTE
BEM ATENÇÃO!
NÃO VÁ SE
ENGANAR
QUANDO O
GATO MIAR!
–MIA GATO!
Indica
uma criança para miar. A criança com os olhos vendados deve adivinhar de onde
vem o som ou qual criança miou.
Como construir o conceito de PALAVRA?
Eu fui a
feira e comprei...
Pede uma
criança para falar uma fruta. A professora escreve no quadro a palavra com a
ajuda das crianças e lê junto, batendo palmas ou batendo o dedinho no queixo
para cada sílaba. Depois analisa os ‘pedacinhos’ da palavra.
Brincadeira
do barquinho – Lá vai meu barquinho carregadinho de...
Rimas - Palavras que terminam com o mesmo
som. Ex: palavras que terminam como MAMÃO - ÃO
Aliteração - Palavras
que começam com o mesmo som. Ex: palavras que começam igual MAMÃO – MA
Consciência fonêmica
Par
mínimo: fazer fichas com duas palavras onde somente a primeira letra é
diferente.
Exemplo:
FACA – VACA, GATO – PATO, BOLA – COLA
Análise
Exemplo 1:
__ATO (quais letras posso colocar aqui?) G, P, S, M, R
Exemplo 2:
RENATA (fazer a ficha, mostrar para crianças e perguntar: Se eu retirar o
primeiro pedaço (RE), que palavra vai ficar? Se eu retirar o NA? Se eu retirar
o TA?
Exemplo 3:
que palavras posso formar com a palavra MARIANA? (Fazer uma ficha e ir tampando
com as mãos as partes da palavra e formar novas palavras: MARI, ANA, MAR, MARIA,
RIA.
Nomes das crianças da turma - Análise
dos nomes – quantidade de letras, sílabas, palavras que rimam.
Outras brincadeiras:
Que coisas
tem na fazenda (parque, praça, escola) que começam com F?
Forca
Bingo
Adedonha
(nome, fruta, cor, animal, cidade, etc)
Cadeia de
ideias (Ex: COMPRAR de te lembra o que? R: LOJA. LOJA te lembra o que?, etc)
Alfândega – Eu me chamo ___, viajei, fui para ___ e trouxe um GATO. A
criança deverá falar uma palavra que começa com a mesma sílaba de GATO.
Análise
silábica: Fala para mim a palavra COMPUTADOR. COM-PU-TA-DOR
Síntese
silábica: que palavra eu falei? CHO-CO-LA-TE
Estou
pensando em um objeto que a gente pode jogar e que começa com P
Só pode
completar com uma sílaba... A palavra que começa com CA.
Ex: MAÇÃ,
BANANA, LIMÃO e ________ (CAJU)
BONECA,
PETECA, BOLA e _________ (CARRO)
OLHO, BRAÇO,
BOCA e ____________ (CABEÇA)
*Na
página ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO TEM VÁRIAS ATIVIDADES QUE TRABALHAM A
CONSCIÊNCIA FONÊMICA.
Consciência fonológica - Sandra Puliezi
O processo de alfabetização requer que a consciência fonológica seja
trabalhada de forma lúdica para que favoreça o desenvolvimento das
habilidades de percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras.
A consciência fonológica apresenta diferentes níveis e cada um deles
pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão
repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Veja nesse vídeo o
que é a Consciência fonológica.
Como acelerar a alfabetização
O vídeo apresenta a dissertação de mestrado da pesquisadora Noemi
Tamar Américo de Souza e mostra como ela acelerou a alfabetização de
algumas crianças que estavam no 3° ano do ensino fundamental ainda sem
saber ler e escrever.
Link da pesquisa:
https://sapientia.pucsp.br/bitstream/...
Link -biblioteca PUCSP
https://sapientia.pucsp.br/simple-sea...
Alfaletrar - Consciência fonológica: fase pré-fonológica
Alfaletrar é um projeto que foi concebido pela professora Magda Soares
da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006 e promoveu ações
para alfabetização em todas as escolas da rede municipal de Lagoa Santa
(MG).
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