CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Alfabetização e consciência fonológica: 
como trabalhá-las?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende o trabalho com a consciência fonológica. Veja como aliá-lo às práticas sociais de leitura e escrita.

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VÍDEOS

Consciência fonológica -Eliana Machado

O vídeo da Eliana Machado, professora da FaE / UEMG é muito valioso para quem deseja entender na prática o que é CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA e como trabalha-lá na sala de aula. Dicas e exercícios excelentes e ensinados de forma agradável, dinâmica e didática.



Propostas de atividades sugeridas no vídeo:

Mia Gato
Objetivo: Discriminar os sons
Venda os olhos de uma criança e canta com a turma a seguinte música:
SENHOR CAPITÃO,
PRESTE BEM ATENÇÃO!
NÃO VÁ SE ENGANAR
QUANDO O GATO MIAR!
–MIA GATO!
Indica uma criança para miar. A criança com os olhos vendados deve adivinhar de onde vem o som ou qual criança miou.

Como construir o conceito de PALAVRA?
Eu fui a feira e comprei...
Pede uma criança para falar uma fruta. A professora escreve no quadro a palavra com a ajuda das crianças e lê junto, batendo palmas ou batendo o dedinho no queixo para cada sílaba. Depois analisa os ‘pedacinhos’ da palavra.
Brincadeira do barquinho – Lá vai meu barquinho carregadinho de...
Rimas  - Palavras que terminam com o mesmo som. Ex: palavras que terminam como MAMÃO - ÃO
Aliteração - Palavras que começam com o mesmo som. Ex: palavras que começam igual MAMÃO – MA

Consciência fonêmica
Par mínimo: fazer fichas com duas palavras onde somente a primeira letra é diferente.
Exemplo: FACA – VACA, GATO – PATO, BOLA – COLA
Análise
Exemplo 1: __ATO (quais letras posso colocar aqui?) G, P, S, M, R
Exemplo 2: RENATA (fazer a ficha, mostrar para crianças e perguntar: Se eu retirar o primeiro pedaço (RE), que palavra vai ficar? Se eu retirar o NA? Se eu retirar o TA?
Exemplo 3: que palavras posso formar com a palavra MARIANA? (Fazer uma ficha e ir tampando com as mãos as partes da palavra e formar novas palavras: MARI, ANA, MAR, MARIA, RIA.
Nomes das crianças da turma - Análise dos nomes – quantidade de letras, sílabas, palavras que rimam.

Outras brincadeiras:
Que coisas tem na fazenda (parque, praça, escola) que começam com F?
Forca
Bingo
Adedonha (nome, fruta, cor, animal, cidade, etc)
Cadeia de ideias (Ex: COMPRAR de te lembra o que? R: LOJA. LOJA te lembra o que?, etc) 
Alfândega – Eu me chamo ___, viajei, fui para ___ e trouxe um GATO. A criança deverá falar uma palavra que começa com a mesma sílaba de GATO.
Análise silábica: Fala para mim a palavra COMPUTADOR. COM-PU-TA-DOR
Síntese silábica: que palavra eu falei? CHO-CO-LA-TE
Estou pensando em um objeto que a gente pode jogar e que começa com P
Só pode completar com uma sílaba... A palavra que começa com CA.
Ex: MAÇÃ, BANANA, LIMÃO e ________ (CAJU)
BONECA, PETECA, BOLA e _________ (CARRO)
OLHO, BRAÇO, BOCA e ____________ (CABEÇA)

*Na página ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO TEM VÁRIAS ATIVIDADES QUE TRABALHAM A CONSCIÊNCIA FONÊMICA.

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Consciência fonológica - Sandra Puliezi

O processo de alfabetização requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça o desenvolvimento das habilidades de percepção e manipulação da estrutura sonora das palavras. A consciência fonológica apresenta diferentes níveis e cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da escrita. Veja nesse vídeo o que é a Consciência fonológica.


Como acelerar a alfabetização

O vídeo apresenta a dissertação de mestrado da pesquisadora Noemi Tamar Américo de Souza e mostra como ela acelerou a alfabetização de algumas crianças que estavam no 3° ano do ensino fundamental ainda sem saber ler e escrever. 

Alfaletrar - Consciência fonológica: fase pré-fonológica

Alfaletrar é um projeto que foi concebido pela professora Magda Soares da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2006 e promoveu ações para alfabetização em todas as escolas da rede municipal de Lagoa Santa (MG). 

Consciência fonológica: fase fonológica

 

 













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